Mundo

Morre, aos 72 anos, o romancista e poeta português Vasco Graça Moura

Hospitalizado em Lisboa, o escritor morreu após uma longa doença, declarou o centro cultural de Belém, do qual era presidente desde janeiro de 2012

Agência France-Presse
postado em 27/04/2014 14:22
Lisboa - Vasco Graça Moura, considerado um dos maiores escritores portugueses contemporâneos, morreu neste domingo (27/4) aos 72 anos, anunciou o centro cultural de Belém.

Hospitalizado em Lisboa, o escritor morreu após uma longa doença, declarou o centro cultural de Belém, do qual era presidente desde janeiro de 2012.

Romancista, poeta, tradutor, advogado e político, Vasco Graça Moura nasceu em 1942 em Foz do Douro, perto do Porto (norte), e publicou 30 livros.



Graduado em direito na universidade de Lisboa, Vasco Graça Moura atuou como advogado antes de se lançar à política, após a Revolução dos Cravos de abril de 1974.

Foi secretário de Estado em 1975 em dois governos sociais-democratas provisórios e foi nomeado em 1978 diretor da Radiotelevisão Pública Portuguesa (RTP).

Eleito deputado em 1999, foi vice-presidente da comissão de cultura do Parlamento europeu, onde esteve até 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação