Mundo

Presidente do Sudão do Sul aceita negociar com chefe dos rebeldes

A Etiópia será a mediadora do encontro entre as duas partes

Agência France-Presse
postado em 02/05/2014 11:10
O presidente sul-sudanês aceitou a abertura de negociações diretas com o chefe da rebelião sobre a aplicação de um cessar-fogo e a formação de um governo de transição, declarou nesta sexta-feira (2/5) em Juba o secretário de Estado americano, John Kerry.

[SAIBAMAIS]O presidente Salva Kiir "está disposto a viajar em breve a Adis Abeba, provavelmente no início da próxima semana, para conversar com o primeiro-ministro etíope e esperamos que com Riek Machar", seu ex-vice-presidente convertido em líderes dos rebeldes, declarou Kerry aos jornalistas. A Etiópia será a mediadora do encontro.



Os combates entre os dois grupos já deixaram milhares de mortos desde meados de dezembro e são acompanhados por massacres de civis que seguem critérios étnicos.

A ONU advertiu na quarta-feira que o país está "à beira da catástrofe" e mencionou claramente o risco de um genocídio, como o que ocorreu em Ruanda há 20 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação