Mundo

Barack Obama e Angela Merkel ameaçam a Rússia com novas sanções

O presidente americano pediu também que a Rússia ajude na libertação dos observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), mantidos em poder de separatistas pró-russos

Agência France-Presse
postado em 02/05/2014 14:05
Washington - O presidente americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, ameaçaram nesta sexta-feira adotar novas sanções contra a Rússia, caso necessário, no momento em que as forças ucranianas atacam o reduto rebelde de Slaviansk, no leste da Ucrânia. Durante uma entrevista coletiva à imprensa na Casa Branca, Obama advertiu Moscou para possíveis sanções "setorizadas", se a eleição presidencial de 25 de maio na Ucrânia for comprometida, ou impedida, pelos rebeldes pró-russos.

Obama e Merkel se reuniram nesta sexta-feira na Casa Branca
"Se, de fato, virmos que a desestabilização e os distúrbios continuam sendo tão fortes que impeçam as eleições de 25 de maio, não teremos outra opção a não ser seguir adiante com severas sanções adicionais", prometeu Obama. Já a chanceler alemã disse que a Europa está preparada para um "terceiro estágio" de sanções econômicas mais fortes contra a Rússia, apesar da oposição de grupos de empresários. "Estamos preparados para esse passo", afirmou Merkel.

[SAIBAMAIS]A segunda etapa afetou indivíduos, enquanto a terceira seria destinada a atingir setores econômicos. "Se não for possível estabilizar mais a situação, as sanções serão inevitáveis", advertiu a chanceler. Essas medidas, que especialistas dos Estados Unidos e da Europa já avaliam, teriam como alvo setores como finanças, energia e mineração, vitais para a economia russa.



Na última segunda, a União Europeia acrescentou 15 nomes de representantes russos e ucranianos pró-Moscou à lista de pessoas já punidas. Alguns governos querem ir além para "aumentar a pressão", revelou um diplomata consultado pela AFP na quarta-feira. Os Estados Unidos ampliaram, por sua vez, o leque de sanções dirigidas principalmente a personalidades ligadas ao presidente russo, Vladimir Putin, entre elas seu assessor para Assuntos Energéticos Igor Sechin e o presidente do grupo tecnológico Rostec, Serguei Chemezov.

Nessa sexta, tropas ucranianas iniciaram uma ofensiva para retomar a cidade de Slaviansk. De acordo com os insurgentes e o governo de Kiev, há mortos entre rebeldes, militares ucranianos e civis. A Ucrânia vai às urnas em 25 de maio para eleger um novo presidente.

Obama pediu também que a Rússia ajude na libertação dos observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), mantidos em poder de separatistas pró-russos nessa cidade. "A Rússia deve trabalhar para que sejam imediatamente libertados", declarou o presidente americano. Na entrevista, Obama e Merkel insistiram, porém, em suas preferências por uma solução diplomática para a crise na Ucrânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação