Mundo

Casa Branca promove esforços no combate às mudanças climáticas

Avaliação visa a fornecer "conhecimento utilizável do qual tomadores de decisões em nível estadual e local possam se beneficiar" para enfrentar desafios relacionados às mudanças climáticas

Agência France-Presse
postado em 05/05/2014 20:10
A Casa Branca vai se concentrar nesta semana em seus esforços no combate às mudanças climáticas, com a divulgação de um novo relatório nacional de avaliação ambiental, apesar da resistência de um Congresso reticente, informou nesta segunda-feira (5/5) uma fonte oficial.

Na terça-feira, o presidente Barack Obama concederá entrevistas ao lado de vários meteorologistas transmitidas pela TV para discutir as descobertas da terceira Avaliação Nacional do Clima dos Estados Unidos, afirmou o conselheiro especial John Podesta.

A avaliação "será a mais competente e abrangente fonte de informação científica já produzida sobre como as mudanças climáticas vão impactar todas as regiões dos Estados Unidos e setores-chave da economia nacional", disse Podesta nesta segunda-feira, durante briefing diário à imprensa na Casa Branca.



A seca no estado da Califórnia, os incêndios florestais em Oklahoma e a elevação do nível do mar na costa leste, particularmente na Flórida, são todos exemplos destes efeitos sobre o clima, afirmou.

"Centenas dos melhores climatologistas de todos os Estados Unidos, não apenas do setor público, mas também do setor privado, trabalharam ao longo dos últimos quatro anos para produzir este relatório", afirmou. A avaliação visa a fornecer "conhecimento utilizável do qual tomadores de decisões em nível estadual e local possam se beneficiar" para enfrentar desafios relacionados às mudanças climáticas, disse Podesta.

O combate às mudanças climáticas teve lugar de destaque nas promessas de campanha de Obama durante a corrida presidencial de 2008, mas a questão foi relegada a segundo plano depois que um projeto de lei fracassou no Congresso bem no início do primeiro mandato, quando os democratas ainda detinham o controle das duas casas.

Os republicanos, que agora detêm a maioria na Câmara dos Representantes, rejeitam novas leis federais sobre emissões de gases de efeito estufa - responsáveis pelo aquecimento global - sob a alegação de que prejudicariam o crescimento e a geração de empregos.

Além disso, democratas de estados que são fortemente dependentes de combustíveis fósseis, como a petrolífera Louisiana e a carbonífera Virginia Ocidental, também resistem a uma transição para a energia verde.

Durante seu discurso sobre o Estado da União, em 28 de janeiro, Obama reiterou que as mudanças climáticas são reais e prometeu uma ação unilateral, independente do Congresso, para promover sua agenda energética.

O governo já adotou medidas regulatórias, particularmente com a introdução de padrões federais mais rígidos para veículos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação