Mundo

Ban Ki-moon visita o Sudão do Sul para estimular o processo de paz

A visita ocorre no momento em que a ONU e os Estados Unidos advertem para um risco de "genocídio" e "fome intensa" no país

Agência France-Presse
postado em 06/05/2014 09:28
Juba - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, desembarcou nesta terça-feira (6/5) no Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo e que sofre desde dezembro uma guerra civil, marcada por massacres étnicos, anunciou a missão local das Nações Unidas. A visita de Ban ocorre no momento em que a ONU e os Estados Unidos advertem para um risco de "genocídio" e "fome intensa" no país.

Ban Ki-moon carrega criança que vive em campo de refugiados na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul, em Juba
Os combates continuam, apesar do cessar-fogo assinado em 23 de janeiro em Adis Abeba e das ameaças de sanções americanas. As conversações de paz na capital da Etiópia parecem estagnadas. "Desde o início da crise, o secretário-geral da ONU pediu de forma reiterada aos dirigentes que encontrassem uma solução política e o fim imediato da violência, que provocou os sofrimentos de tantos civis inocentes", afirma a Missão da ONU no Sudão do Sul (MINUSS) em um comunicado.



Segundo a MINUSS, Ban se reunirá com o presidente Salva Kiir e visitará uma das oito bases da ONU nas quais 80 mil sul-sudaneses aterrorizados encontraram refúgio. Os combates envolvem o exército, leal a Kiir, e as tropas do ex-vice-presidente Riek Machar, que iniciou uma rebelião em dezembro, depois de ter sido acusado de tentativa de golpe de Estado.

Os combates são marcados por massacres e atrocidades contra os civis, atribuídos aos dois lados. Além da rivalidade entre Kiir e Machar, a violência é marcada por antigos rancores entre as etnias dinka e nuer, as duas principais comunidades do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação