Mundo

EUA sancionam dois generais do Sudão do Sul por violência em conflito

Agência France-Presse
postado em 06/05/2014 16:58
O governo americano anunciou nesta terça-feira (6/5) que impôs sanções a dois generais de lados opostos, que se enfrentam há quatro meses em um sangrento conflito civil no Sudão do Sul, o mais jovem país do mundo.

Os dois militares, um das forças do governo e outro de um grupo rebelde, "foram responsáveis por cometer inconcebíveis atos de violência contra os civis", disse à imprensa o secretário de Estado americano, John Kerry.

[SAIBAMAIS]Kerry foi ao Sudão do Sul na semana passada e ameaçou os dirigentes de ambos os lados com sanções, caso não fizessem algo para impedir os combates e os ataques contra civis.

O secretário americano também advertiu para os riscos de "genocídio" no país mais jovem do planeta, nascido em 2011, onde as disputas interétnicas se intensificam desde meados de dezembro passado.



As tropas do presidente Salva Kiir e de seu ex-vice-presidente Riek Machar se enfrentam há quase cinco meses. Essa rivalidade vem de antigas rivalidades entre as comunidades dinka e nuer, as duas principais do país, às quais Kiir e Machar pertencem.

Um dos generais punidos, Peter Gadet, pertencia ao comando das tropas rebeldes, enquanto o outro, Marial Chinoum, é um dos líderes das forças leais ao Exército de Libertação do Povo do Sudão. Quaisquer bens que ambos tenham nos Estados Unidos serão congelados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação