Mundo

Residentes em Miami, cubanos são detidos por planejar ações terroristas

Agência France-Presse
postado em 07/05/2014 10:51
Havana - A polícia cubana deteve quatro cubanos residentes em Miami que supostamente "planejavam executar ações terroristas na ilha", informou nesta quarta-feira (7/5) o ministério do Interior.

[SAIBAMAIS]"Os detidos reconheceram que pretendiam atacar instalações militares com o objetivo de promover ações violentas", declarou o ministério em uma nota publicada na primeira página do jornal oficial Granma. "Com tais fins, desde meados de 2013 três deles haviam realizado várias viagens à Ilha para estudar e modelar sua execução", acrescentou o relatório, indicando que as quatro pessoas foram detidas há 11 dias.



O ministério identificou os detidos, que eram "residentes em Miami, Estados Unidos", como José Ortega Amador, Obdulio Rodríguez González, Raibel Pacheco Santos e Félix Monzón, e afirmou que foram presos "quando planejavam executar ações terroristas em território nacional". Em Miami vive a maior parte da diáspora cubana. Segundo o ministério, os detidos "também declararam que estes planos foram organizados sob a direção dos terroristas Santiago Álvarez Fernández Magriñá, Osvaldo Mitat e Manuel Alzugaray, que residem em Miami e mantêm estreitos vínculos com o terrorista Luis Posada Carriles".

Posada Carriles, um anticastrista de 86 anos, é acusado por Cuba e Venezuela de organizar o atentado com bomba contra um avião comercial cubano em 1976, provocando a morte de seus 73 ocupantes. Também é acusado de organizar atentados a bomba contra hotéis e restaurantes de Havana em 1997, que deixaram um turista italiano morto e vários feridos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação