Mundo

Obama insiste na energia solar, mesmo com resistência dos republicanos

Presidente americano destacou que o "aumento do nível do mar e a multiplicação de tempestades violentas afetarão a economia"

Agência France-Presse
postado em 09/05/2014 19:40
Em junho de 2013, Obama revelou uma ampla iniciativa para combater o aquecimento global, mas tem enfrentado a resistência dos republicanos, que argumentam que as normas que o governo quer aprovar freiam o crescimento e a criação de empregos
O presidente americano, Barack Obama, enalteceu nesta sexta-feira (9/5) a energia solar como uma ferramenta para combater o aquecimento global e estimular a economia, um tema no qual o chefe de Estado tem sofrido reveses e ataques dos adversários republicanos.

Três dias depois da publicação de um sombrio relatório sobre os efeitos atuais e futuros das mudanças climáticas nos Estados Unidos, Obama destacou que o "aumento do nível do mar e a multiplicação de tempestades violentas afetarão a economia".

"Por isso, não podemos nos permitir esperar", acrescentou Obama em um supermercado da rede Walmart em Mountain View, sul de San Francisco (Califórnia, oeste). O Walmart é uma das 300 empresas, organizações e comunidades locais que se comprometeram a investir mais na energia solar, segundo a Casa Branca.

[SAIBAMAIS]Estas medidas "são a prova de que há formas de lutar contra o aquecimento em benefício do emprego. Com frequência, ouvimos as pessoas dizendo que é um investimento que não podemos nos permitir, que a economia será afetada. A economia se beneficiará disto a longo prazo, mas se não agirmos, sofrerá", advertiu o presidente.



Em junho de 2013, Obama revelou uma ampla iniciativa para combater o aquecimento global, os gases de efeito estufa e desenvolver mais fontes de energia limpa, com o objetivo de reduzir até 2020 as emissões destes gases em 17% com base em seus níveis em 2005.

No entanto, o presidente americano tem enfrentado a resistência dos republicanos, que argumentam que as normas que o governo quer aprovar freiam o crescimento e a criação de empregos.

Nesta sexta-feira, Obama também anunciou um investimento de US$ 2 bilhões adicionais na modernização energética de prédios públicos. O governo já deu o exemplo, instalando painéis solares na Casa Branca no segundo semestre de 2013.

Além disso, o Exército quer formar 50.000 técnicos especializados em instalações solares até 2020.

A geração de energia solar nos Estados Unidos representa hoje apenas 0,5% do total. Um pouco mais da metade provém de empresas, e o restante de particulares que instalaram placas fotovoltaicas.

A fatia das energias sustentáveis na produção de eletricidade nos Estados Unidos é de 12%, segundo dados da Agência de Informação sobre a Energia, que prevê um aumento para 16% até 2040.

Seis meses antes das eleições legislativas de metade do mantado, Obama também criticou nesta sexta seus rivais republicanos, céticos. "Em Washington sempre há gente que nega a realidade das mudanças climáticas, falam alto, mas fazem todo mundo perder tempo. As mudanças climáticas são um fato", insistiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação