Mundo

Geleiras do oeste antártico derretem com mais rapidez, mostra estudo

"Todas as nossas simulações mostram que o derretimento do glaciar elevará o nível do oceano em menos de um milímetro por ano durante 200 anos, antes que este comece a desaparecer", diz especialista

Agência France-Presse
postado em 12/05/2014 18:48
A geleira Thwaites na Antártida é visto nesta imagem da Nasa
Washington - O derretimento das grandes geleiras do oeste antártico -- que causam uma elevação considerável do nível dos oceanos -- ganha em intensidade com o aquecimento global e seu desaparecimento parece inevitável, revela um estudo divulgado nesta segunda-feira.

Os autores desses trabalhos estudaram principalmente o glaciar Thwaites, um dos seis principais da Antártida ocidental, considerado essencial para o restante das massas de gelo flutuantes.

Os cientistas elaboraram mapas topográficos detalhados e usaram um programa de computador que mostra que o derretimento dessa geleira no oceano já começou.

Desta forma, o glaciar Thwaites, provavelmente, vai desaparecer em alguns séculos, provocando o aumento do nível dos oceanos em cerca de 60 centímetros, preveem os autores desses trabalhos publicados na revista americana Science.

"Há muitas hipóteses sobre a estabilidade dessas placas de gelo marinhas e muitos cientistas suspeitam de uma aceleração de seu derretimento", indica Ian Joughin, do Laboratório de Física Aplicada de Washington, um dos principais autores destes trabalhos.



"Este estudo fornece estimativas em torno da velocidade em que o glaciar desaparece no oceano", acrescenta. "As simulações em nosso programa parecem indicar uma aceleração no futuro sem um mecanismo de estabilização próximo", explicou o especialista.

[SAIBAMAIS]De acordo com o programa desenvolvido pelos pesquisadores, o derretimento do glaciar Thwaites pode acontecer, no prazo mais curto, dentro de 200 anos ou, no mais tardar, em mais de mil anos, com base na velocidade do aquecimento global. Mas o cenário mais provável indica que será entre 200 e 500 anos, disse Ian Joughin.

"Todas as nossas simulações mostram que o derretimento do glaciar elevará o nível do oceano em menos de um milímetro por ano durante 200 anos, antes que este comece a desaparecer", acrescentou.

Em algumas partes, o glaciar de Thwaites perde vários metros de altura por ano.

A topografia do glaciar foi realizada como parte do programa "IceBridge" da Nasa que busca, por meio de observações aéreas e de satélite, medir a espessura do gelo e determinar o derretimento da superfície.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação