Mundo

Primeiro-ministro teria insultado manifestante em mina na Turquia

Nessa quinta-feira (15/5), um funcionário do governo, ligado a Erdogan foi visto agredindo um manifestante

Agência France-Presse
postado em 16/05/2014 12:15
O primeiro-ministro islamita-conservador turco Recep Tayyip Erdogan teria feito comentários antissemitas ao atacar uma manifestante durante um protesto na quarta-feira (14/5) no local da explosão de uma mina de carvão, informou a imprensa local.

"Onde você está indo, espécime de esperma de Israel?", questionou Erdogan segundo um vídeo postado em sites de jornais da oposição, incluindo o Sozcu, no momento em que um manifestante o criticava aparentemente por sua gestão do desastre que matou cerca de 300 pessoas em uma mina de carvão em Soma, no oeste da Turquia.

[SAIBAMAIS]De acordo com as imagens, o chefe de Governo, cercado por muitos seguranças, entra em uma loja de conveniência de Soma, não muito longe da mina, quando em frente à porta do estabelecimento estende os braços flexionados contra uma pessoa não identificada entre outros habitantes, lançando o insulto.

Não está claro se Erdogan, vaiado e contestado pelos moradores irritados de Soma, chega a bater no manifestante, como alegado por seus detratores.

O porta-voz do partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), Hüseyin Celik, negou nesta sexta-feira tal ataque, evitando responder detalhadamente às perguntas insistentes dos repórteres. "Não existem imagens de um tapa", afirmou, negando que o primeiro-ministro havia atingido alguém.



No entanto, o porta-voz admitiu que um conselheiro de Erdogan, fotografado, chutou um manifestante em Soma, mas sustentou a tese da "legítima defesa".

O assistente, Yusuf Yerkel, teria sido atacado por este homem e obteve uma "licença médica de sete dias por seus ferimentos", disse Celik. A foto indignou e chocou a Turquia, já enlutada pela tragédia, o pior desastre industrial de sua história.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação