Mundo

Após três horas do lançamento, site de Yoani Sánchez é bloqueado em Cuba

A página continha artigos assinados por Iroel Sánchez e M.H. Lagarde, dois conhecidos blogueiros cubano

Agência France-Presse
postado em 21/05/2014 12:54
Havana - O novo site de notícias "14ymedio" da blogueira opositora Yoani Sánchez foi bloqueado nesta quarta-feira (21/5) nos servidores cubanos três horas depois de ter sido lançado na internet, comprovaram jornalistas da AFP. Ao entrar no site www.14ymedio.com, o conteúdo que aparecia nos servidores cubanos não era o genuíno, mas uma página chamada "Yoanislandia.com", que continha ataques contra a famosa blogueira opositora cubana e incluía diversos artigos assinados por blogueiros governistas cubanos.

O site foi lançado por Sánchez às 8h locais (9h de Brasília) e o bloqueio teve início às 11h (12h de Brasília), comprovaram jornalistas da AFP. Utilizando servidores em outros países é possível visualizar o conteúdo original da página. "Yoani Sánchez só pensa no dinheiro, descobre tardiamente um de seus tradutores", era o título da principal matéria da página substituta, em alusão a uma disputa entre a blogueira e seu tradutor italiano.



Esta página, com o mesmo endereço URL que a original de Sánchez, continha ainda artigos assinados por Iroel Sánchez e M.H. Lagarde, dois conhecidos blogueiros cubanos. "Este é um site de pessoas fartas de que Yoani Sánchez se apresente como a Madre Teresa de Calcutá dos dissidentes cubanos", dizia uma mensagem intitulada "Quem somos" da página substituta, que exibia ao fundo bandeiras dos Estados Unidos e da União Europeia, e outras com os nomes de meios de comunicação estrangeiros críticos do governo cubano.

Primeiro veículo de comunicação independente em 50 anos em Cuba, o portal "14ymedio" foi lançado nesta quarta-feira em um desafio ao controle exercido pelo governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação