Mundo

Chuva de meteoros decepciona astrônomos e amadores na América do Norte

Anunciada como "potencialmente espetacular", chuva de meteoros acabou se mostrando quase imperceptível

Agência France-Presse
postado em 24/05/2014 13:13
Washington - Astrônomos profissionais e amadores da América do Norte não esconderam sua decepção neste sábado, depois que uma chuva de meteoros anunciada como "potencialmente espetacular" acabou se mostrando quase imperceptível.

Leia mais notícias em Mundo


Acreditava-se que a chuva seria visível do Canadá e Estados Unidos a partir das 22h30 locais desta sexta-feira, mas apenas alguns pontos brilhosos ocasionais iluminaram o céu.

Nenhuma câmera da Nasa conseguiu captar mais do que escassas passagens de meteoros. "#Camelopardalids (como estas estrelas são conhecidas) é um fiasco", queixou-se um internauta no Twitter.

Os astrônomos haviam alertado que não sabiam exatamente o que esperar, já que nunca haviam observado um fenômeno semelhante.

O espetáculo de estrelas cadentes deveria ter acontecido no momento em que a Terra cruza, pela primeira vez, um enxame de dejetos procedente do cometa 209P/LINEAR, descoberto em fevereiro de 2004 e que, este ano, foi atraído à órbita da Terra pela gravidade de Júpiter.

Os meteoros são restos de corpos celestes que se queimam ao entrar na atmosfera, produzindo uma luz, fenômeno conhecido como estrelas cadentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação