Mundo

Após ameça de sequestro, equipe de inspeção está a salvo na Síria

"Todos os membros da equipe estão seguros, sãos e salvos, e estão a caminho de sua base operacional", segundo um porta-voz da OPAQ

Agência France-Presse
postado em 27/05/2014 11:16
Haia - Os investigadores da missão da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e seus motoristas, cujo sequestro havia sido anunciado nesta terça-feira (27/5) pelo ministério das Relações Exteriores sírio, estão a salvo, disse a OPAQ.

[SAIBAMAIS]"Todos os membros da equipe estão seguros, sãos e salvos, e estão a caminho de sua base operacional", declarou um porta-voz da OPAQ, Michael Luhan. "Um comboio de inspetores da OPAQ e de funcionários das Nações Unidas foi atacado", afirmou. "Por razões de segurança não podemos dizer mais nada", acrescentou, sem informar se os investigadores haviam sido brevemente sequestrados ou se haviam conseguido escapar.



Pela manhã, o ministério sírio das Relações Exteriores afirmou em um comunicado que "grupos terroristas sequestraram cinco motoristas sírios e seis membros da equipe de investigação da OPAQ sobre o uso de cloro que viajavam em dois automóveis" na província de Hama. Na linguagem do regime, a palavra terrorista designa os rebeldes. Segundo o ministério, após a chegada da equipe da OPAQ em quatro automóveis pertencentes à ONU na localidade de Tibet al Imam, no centro do país, as autoridades sírias informaram que não podiam garantir sua segurança a partir daquele ponto. O comboio decidiu, no entanto, continuar seu caminho.

"Dois quilômetros depois do povoado de Tibet al Imam, um dos automóveis se incendiou devido a uma carga explosiva, obrigando a equipe a mudar de veículo e dar meia volta em direção a Tibet al Imam. Mas apenas um automóvel chegou a esta localidade", os outros dois desapareceram, acrescentou o comunicado do ministério. A equipe da OPAQ, enviada à Síria para investigar possíveis ataques com gás de cloro, estava entre os povoados de Tibet al Imam e Kafar Zita, no norte da província de Hama, quando foi sequestrada, afirmou o comunicado.

Militantes da oposição afirmaram recentemente que o regime utilizou cloro para atacar opositores em cidades das províncias de Hama e Idleb (noroeste). O regime sírio responsabilizou os rebeldes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação