Mundo

Merkel apoia Jean-Claude Juncker como presidente da Comissão Europeia

Tradicionalmente, são os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) que nomeiam o presidente da Comissão Europeia

Agência France-Presse
postado em 30/05/2014 11:44
A chefe de Governo da Alemanha, Angela Merkel, declarou nesta sexta-feira (30/5) que apoia a candidatura do luxemburguês Jean-Claude Juncker à presidência da Comissão Europeia, pela primeira vez desde as eleições europeias de domingo.

"Encaminho todas as negociações precisamente na linha de que Jean-Claude Juncker se converta em presidente da Comissão Europeia", declarou a chanceler em um discurso em Regensburg (sul), reproduzido em um tuíte por seu porta-voz, Steffen Seibert.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) nomeiam tradicionalmente o presidente da Comissão Europeia, embora as novas normas europeias afirmem que os líderes devem levar agora em conta os resultados das eleições europeias, realizadas no dia 25 de maio.



O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse que queria conversar com os grupos políticos do Parlamento Europeu para nomear o substituto de José Manuel Barroso à frente do Executivo europeu.

Nas eleições de domingo, o Partido Popular Europeu (PPE, centro-direita) de Juncker se converteu no partido mais votado, embora necessite do apoio dos socialistas europeus, que apresentaram como candidato o alemão Martin Schulz, para obter a maioria absoluta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação