Mundo

Governo boliviano inaugura teleférico urbano mais alto do mundo

Governo boliviano afirma que o teleférico de La Paz é o mais alto do mundo entre os de sistema de transporte urbano de massa, não turísticos

Agência France-Presse
postado em 30/05/2014 19:24
La Paz- O governo boliviano inaugurou nesta sexta-feira (30/5) o teleférico interurbano mais alto do mundo, que liga a cidade de El Alto, a 4.000 metros de altitude ao centro de La Paz. O teleférico boliviano, construído pela companhia austríaca Doppelmayr a um custo total de 234,6 milhões de dólares, tem uma extensão de 2,6 quilômetros e busca aliviar os problemas de transporte no maior conglomerado urbano do país, com 1,6 milhão de pessoas.

O governo boliviano afirma que o teleférico de La Paz é o mais alto do mundo entre os de sistema de transporte urbano de massa, não turísticos. Uma segunda linha, de 7,3 quilômetros, está em fase de construção, também em El Alto, onde se encontra o aeroporto, e La Paz, sede dos poderes executivo e legislativo.
Todo o sistema de teleféricos ficará pronto entre outubro e novembro deste ano. A inauguração completa está marcada para as eleições gerais, em que Morales buscará seu terceiro mandato. Após a inauguração pelo presidente Evo Morales, longas filas de pessoas foram formadas nos terminais de El Alto e La Paz. O percurso tem uma duração de 10 minutos.

O governo garante que o sistema melhorá a vida entre as duas cidades, que têm um movimento diário de aproximadamente 200 mil pessoas. O teleférico pode absorver até 30% deste trânsito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação