Mundo

Felipe VI prestará juramento sem presença de convidados estrangeiros

Com 46 anos e um melhor índice de popularidade que seu pai, Felipe herda um país duramente afetado pela crise econômica, que levou à descrença em relação às instituições

Agência France-Presse
postado em 05/06/2014 16:25
Madri - O futuro rei da Espanha, Felipe VI, prestará juramente às Cortes Gerais e sem a presença de convidado estrangeiros, depois da abdicação de seu pai, o rei Juan Carlos, informou nesta quinta-feira (5/6) a Casa Real. "É um ato que vai ser celebrado nas Cortes Gerais e, depois, quando assumir, Felipe VI fará um giro pela Espanha e pelo estrangeiro", indicou um porta-voz da Casa Real.

"A princípio, não há participação de delegações estrangeiras", acrescentou. As Cortes Reais são convocadas na Espanha por motivos excepcionais, e reúnem a Câmara dos Deputados e o Senado. A lei que tratará da abdicação de Juan Carlos, de 76 anos, e a transmissão da Coroa será votada pelos deputados em 11 de junho e pelos senadores no dia 18.

Com 46 anos e um melhor índice de popularidade que seu pai, Felipe herda um país duramente afetado pela crise econômica, que levou à descrença em relação às instituições. Além disso, a unidade nacional está seriamente ameaçada pelas pretensões separatistas da Catalunha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação