Mundo

Parlamento da Dinamarca autoriza mudança de sexo legal sem esterilização

Segundo o governo, a mudança de legislação se inscreve em uma tendência internacional para "facilitar as condições de mudança de sexo legal"

Agência France-Presse
postado em 11/06/2014 10:57
Copenhague - O Parlamento da Dinamarca revogou nesta quarta-feira uma lei que obrigava os que desejam fazer uma mudança de sexo legal a se submeter a uma cirurgia, que envolvia sua esterilização.

A partir de 1; de setembro, os dinamarqueses poderão pedir uma mudança de sexo legal simplesmente solicitando-a e após um período de reflexão de seis meses, explicou o governo.

"Atualmente abandonamos a esterilização obrigatória para os transsexuais que precisam de um novo número de Segurança Social no âmbito de sua mudança de sexo legal", ressaltou em um comunicado a ministra da Economia e do Interior, Margrethe Vestager.

"Isto tornará a vida mais fácil e mais digna para estas pessoas, quando, por exemplo, pedem um documento de identidade", acrescentou a ministra, em referência aos que adotaram uma aparência diferente da de seu sexo de nascimento, mas que decidiram não se submeter a uma operação de mudança de sexo.



Segundo o governo, a mudança de legislação se inscreve em uma tendência internacional para "facilitar as condições de mudança de sexo legal".

O direito a mudar de sexo sem colocar fim à possibilidade de ter descendência é um longo combate dos transsexuais, que denunciam um atentado aos seus direitos fundamentais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação