Mundo

Rússia envia bombardeiros estratégicos e aviões a Kaliningrado

As patrulhas aéreas também incluirão bombardeiros estratégicos de longo alcance Tupolev Tu-22M3 e aviões de reconhecimento Ilyushin A-50

Agência France-Presse
postado em 11/06/2014 11:58
Moscou - A Rússia ordenou nesta quarta-feira (11/6) o envio de bombardeiros estratégicos e outros aviões para seu enclave europeu de Kaliningrado para exercícios militares que ocorrem desde terça-feira.

"Para fortalecer os grupos aéreos sobre o território da região de Kaliningrado, enviamos caças Sukhoi Su-27 da região de Tver" (noroeste), informou o Ministério da Defesa, citado por agências de notícias russas.

Além disso, novos bombardeiros táticos Sukhoi Su-34 e aviões de reconhecimento Sukhoi Su-24MP devem chegar a Kaliningrado a partir da região de Voronezh (sudoeste), informou o ministério.

As patrulhas aéreas também incluirão bombardeiros estratégicos de longo alcance Tupolev Tu-22M3 e aviões de reconhecimento Ilyushin A-50.

"O número de participantes nas manobras na região de Kaliningrado, as forças e os meios estabelecidos pelo Ministério da Defesa russo são comparáveis ao número de pessoas, de armas e equipamentos militares envolvidos em exercícios de fronteira conduzidos por países da Otan", ressaltou o ministério.



Estas manobras russas ocorrem "ao mesmo tempo" que os exercícios navais multilaterais "Baltops" e terrestres "Saber Strike", realizados anualmente desde 2010 pela Otan nos países bálticos.

Este ano, cerca de 4.700 soldados e 800 veículos britânicos, canadenses, americanos, finlandeses e polacos participam nas manobras da Otan, envolvendo a participação de dez membros, que começaram segunda-feira na Letônia e devem ser concluídos em 20 de junho na Lituânia.

A Rússia foi inicialmente convidada a participar nestas manobras, mas a Otan suspendeu sua parceria militar com Moscou após a anexação russa da Crimeia, em março. A região de Kaliningrado é um enclave russo entre a Polônia e a Lituânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação