Mundo

Obelisco é iluminado de verde e amarelo para a Copa em Dia do Flair Play

Durante duas horas, na noite dessa terça-feira (10/6), o Cristo Redentor vestiu a bandeira argentina, azul e branca, enquanto o Obelisco brilhou de verde e amarelo.

Agência France-Presse
postado em 11/06/2014 12:15
O Obelisco, monumento emblemático de Buenos Aires, iluminado de verde e amarelo

Faltando dois dias para o início da Copa, o Brasil e a Argentina celebraram o Dia do Fair Play (ou dia do espírito esportivo) com um gesto simbólico: iluminaram dois monumentos emblemáticos, do Rio de Janeiro e de Buenos Aires, com as cores do pais vizinho e principal rival no futebol. Durante duas horas, na noite dessa terça-feira (10/6), o Cristo Redentor vestiu a bandeira argentina, azul e branca, enquanto o Obelisco brilhou de verde e amarelo.

No terraço do Hotel Panamericano, com vista para a movimentada Avenida Nove de Julho, no centro de Buenos Aires, autoridades brasileiras e argentinas comemoraram a iniciativa. ;Acho que o Brasil e a Argentina estão dando um exemplo mundial, especialmente no momento em que há uma Copa do Mundo ocorrendo na América Latina, em meio a muitos questionamentos e com muita gente incentivando o fracasso ou estimulando a polêmica;, disse o secretário de Estado de Turismo do Rio, Claudio Magnavita. ;Estamos dando um exemplo de paz e mostrando que, mais que rivais, somos irmãos;.



A Argentina é o terceiro país que mais entradas comprou para a Copa, depois do Brasil e dos Estados Unidos. Na avenida, muitos argentinos passaram pelo Obelisco, mas poucos perceberam que o monumento exibia as cores brasileiras. ;A iluminação está bonita, mas não percebi que era uma homenagem ao Brasil;, disse o estudante Carlos Montevecchia, antes de subir no ônibus. Ao ser informado sobre o evento, comentou. ;É uma boa ideia mas... na hora do jogo vou torcer pela Argentina;.

Em volta do Obelisco, representantes das favelas de Buenos Aires montaram um acampamento há 52 dias. Os manifestantes estão pedindo obras de infraestrutura nas comunidades mais pobres da capital e melhores hospitais. ;Vemos que o povo no Brasil também está pedindo mais saúde e educação. Acho que estamos em sintonia;, disse Aurelia Cabrera. Grande parte dos favelados na Argentina veio dos países vizinhos. Aurelia é boliviana, mas os filhos nasceram em Buenos Aires. ;Vou torcer pela Argentina;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação