Mundo

Fatos demonstram fracasso total da política dos EUA no Iraque, diz Rússia

Declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, citado pela agência Itar-Tass

Agência France-Presse
postado em 12/06/2014 10:10
Moscou - A Rússia afirmou nesta quinta-feira (12/6) que o avanço dos rebeldes islamitas no Iraque ameaça o país e ilustra o fracasso total da intervenção militar americana e britânica. "O que está acontecendo no Iraque ilustra o fracasso total da aventura que empreenderam principalmente os Estados Unidos e o Reino Unido, e na qual perderam o controle definitivamente", declarou o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, citado pela agência Itar-Tass.

[SAIBAMAIS]"Há 11 anos, o presidente dos Estados Unidos anunciou a vitória da democracia no Iraque e, desde então, a situação se deteriorou de forma exponencial. Há tempos que advertimos que a aventura lançada pelos americanos e ingleses acabaria mal. Hoje os prognósticos se cumpriram", acrescentou.



Dois anos e meio depois da retirada das tropas americanas que entraram em 2003 no Iraque, os combatentes jihadistas se apoderaram de partes do território do noroeste do país ante a impotência do exército nacional e se encontram a menos de 100 km da capital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação