Mundo

Insulto de chanceler ucraniano a Putin gera polêmica na Rússia

O chefe da diplomacia ucraniana, Andrii Deshchitsa, diz que "Putin é um imbecil"

Agência France-Presse
postado em 15/06/2014 13:01
Moscou - Vários autoridades russas estavam perplexas após a difusão de um vídeo em que o ministro ucraniano das Relações Exteriores insulta o presidente Vladimir Putin ante manifestantes que atacavam a embaixada russa em Kiev.

Em uma cena gravada no sábado por uma televisão local, o chefe da diplomacia ucraniana, Andrii Deshchitsa, diz que "Putin é um imbecil" diante de manifestantes enfurecidos, para acalmá-los e impedir que seguissem tentando atacar a diplomacia russa.

A manifestação foi convocada depois que os insurgentes pró-russos derrubaram um avião militar ucraniano no sábado no leste do país, em um ataque que matou 49 pessoas.

Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]A Rússia denunciou no sábado à noite a passividade das forças da segurança que "não fizeram nada para proteger a embaixada (...) o que constitui uma grave violação dos compromissos internacionais da Ucrânia".

Vários responsáveis russos condenaram também o comportamento de Deshchitsa.

"Poroshenko deveria trocar seu ministro das Relações Exteriores. Ele não sabe se controlar", escreveu em sua conta do Twitter o presidente da Comissão das Relações Exteriores da Duma (parlamento russo), Alexei Pushkov.

O vice-ministro das Relações Exteriores, Konstantin Dolgov, disse que o episódio mostra a verdadeira natureza das pessoas que governam a Ucrânia.

"Isto mostra mais uma vez a cultura política e a falta de cultura das pessoas que estão no poder em Kiev", declarou pelo rádio.

Deshchitsa se justificou dizendo que sua intenção era diminuir as tensões.

"Minha declaração pretendia expressar o descontentamento de modo pacífico. Nesse momento, o importante era impedir a violência e conseguimos", disse à rádio Eco de Moscou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação