Mundo

Machismo do primeiro-ministro irrita e mobiliza mulheres no Marrocos

Na semana passada, falando no Parlamento, Benkirane lamentou abertamente a evolução da sociedade marroquina, criticando o "modelo europeu" e louvando "o papel sagrado" da dona de casa

Agência France-Presse
postado em 24/06/2014 17:26
Mulheres marroquinas participam de uma manifestação em frente ao Parlamento para exigir a renúncia do primeiro-ministro Abdelilah Benkirane
Ativistas e líderes marroquinas expressaram sua indignação, nesta terça-feira (24/6), em frente ao Parlamento em Rabat, depois de o líder do governo islâmico, Abdelilah Benkirane, elogiar o papel da dona de casa.

"Benkirane, o Marrocos não precisa de você", gritavam cerca de 200 pessoas, segurando panelas e colheres, contra o líder do Partido da Justiça e Desenvolvimento (PJD). "Nunca aceitaremos sua visão retrógrada! Rejeitamos essa humilhação de uma pessoa que considera as mulheres como lustres de casa", declarou à AFP a ex-ministra da Família, Nuzha Skalli.


Na semana passada, falando no Parlamento, Benkirane lamentou abertamente a evolução da sociedade marroquina, criticando o "modelo europeu" e louvando "o papel sagrado" da dona de casa. "Há um problema com relação ao papel da mulher na família moderna. (...) Quando a mulher sai de casa, ela se torna sombria", considerou.

"Vocês que estão aqui foram educados em lares onde havia lustres. Esses lustres eram suas mães", acrescentou Benkirane, dizendo: "estamos orgulhosos porque Deus nos honrou para defender essa dimensão".

Esses comentários levaram a um clamor público, que se estendeu às redes sociais sob a hashtag #anamachitria ("Eu não sou um lustre").

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação