Mundo

ONU pede que Irã não execute condenada à morte por matar marido aos 17 anos

Razieh Ebrahimi, de 21 anos, matou o marido e o enterrou em 2009

Agência France-Presse
postado em 26/06/2014 12:11
Nicósia - A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, pediu nesta quinta-feira (26/6) que o Irã suspenda a execução iminente de uma mulher condenada à morte por um crime cometido quando era menor de idade.

Razieh Ebrahimi, de 21 anos, foi condenada à morte por matar seu marido e enterrar o corpo dele em 2009, quando tinha 17 anos.

Segundo seu advogado, a jovem, casada à força aos 14 anos, era vítima de violência doméstica e teve um filho um ano depois do casamento.

O advogado de Ebrahimi pediu o adiamento da execução à espera de que a justiça decida se a jovem já era madura no momento dos fatos, ou seja, se tinha capacidade para compreender seus atos. A aplicação da pena estava prevista para o final de abril, mas a promotoria conseguiu um adiamento.



Pillay denunciou "a aplicação inaceitável da pena de morte contra criminosos menores de idade no Irã". Segundo a ONU, 160 esperam sua execução no Irã.

"O direito internacional para Direitos Hunaons proíbe claramente a execução de delinquentes menores", acrscentou. Segundo o comunicado de Pillay, outro delinquente menor, Jannat Mir, morreu enforcado em abril passado, em Isfahan (centro), junto a outros cinco condenados à morte por envolvimento com drogas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação