Mundo

Premiê confirma libertação de dois tunisianos sequestrados na Líbia

No dia 21 de março, um funcionário da embaixada da Tunísia foi sequestrado; e em 17 de abril, o diplomata tunisiano Al-Arussi Kontassi foi feito refém

Agência France-Presse
postado em 29/06/2014 21:00
Trípoli - Um diplomata tunisiano e um outro funcionário da embaixada da Tunísia na Líbia, sequestrados há semanas em Trípoli, foram libertados neste domingo, anunciou o primeiro-ministro desse país, Mehdi Jomaa, agora à noite.

"Quero lhes informar que, há alguns minutos, o avião decolou de Trípoli com nossos ;filhos; que estavam presos", declarou Jomaa, em uma entrevista coletiva no Ministério das Relações Exteriores. "Eles foram libertados e devem voltar para a Tunísia logo", disse mais cedo à AFP uma fonte da Chancelaria, que havia pedido para não ser identificada. Segundo a mesma fonte, os dois homens "passam bem".

[SAIBAMAIS]Em 21 de março, o funcionário da embaixada da Tunísia em Trípoli Mohamed ben Sheikh foi sequestrado na capital líbia. Em 17 de abril, o diplomata tunisiano Al-Arussi Kontassi foi feito refém na mesma cidade.

Em 23 de abril, um grupo "jihadista" desconhecido chamado "Chabab Al-Tawhid" divulgou um vídeo de Mohamed ben Sheikh, no qual o refém pedia ao presidente tunisiano que negociasse com os sequestradores.

A gravação não falava em Al-Arussi Kontassi, que teria sido levado, segundo Túnis, por esse mesmo grupo.

Leia mais notícias em Mundo

De acordo com as autoridades tunisianas, os sequestradores exigiam a libertação de "terroristas líbios" condenados à prisão por seu envolvimento em uma operação antiterrorista no nordeste da Tunísia.

A fonte da embaixada consultada pela AFP relatou que a libertação de ambos aconteceu "graças às negociações" e garantiu que o governo "não cedeu" às demandas dos sequestradores.

Desde a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011, as representações diplomáticas na Líbia têm sido, com frequência, alvo de ataques e de sequestro por parte de milícias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação