Mundo

Advogado de ex-presidente francês Sarkozy é preso preventivamente

A Justiça pretende estabelecer se o ex-chefe de Estado, com o apoio do advogado, tentou obter informações sobre a investigação que o envolvia em troca da promessa de um alto cargo

Agência France-Presse
postado em 30/06/2014 09:29
Paris - O advogado de Nicolas Sarkozy, Thierry Herzog, foi detido preventivamente para interrogatório em um caso de tráfico de influência e de violação do sigilo de instrução, no qual é citado o nome do ex-presidente francês, informou uma fonte judicial. Thierry Herzog foi detido preventivamente para interrogatório pela polícia anticorrupção. Dois promotores franceses também foram detidos preventivamente por este caso.

Thierry Herzog (E) foi detido para interrogatório em um caso de tráfico de influência e de violação do sigilo que envolve Sarkozy
A Justiça pretende estabelecer se o ex-chefe de Estado, com o apoio do advogado, tentou obter informações de um magistrado sobre a investigação que o envolvia em troca da promessa de um alto cargo. A polícia tenta descobrir se Sarkozy foi informado de modo ilícito sobre a decisão de ficar sob escuta.



A medida, inédita a respeito de um ex-presidente, foi decidida em setembro em outra investigação, a das acusações de financiamento pela Líbia de Muamar Kadhafi da campanha presidencial de Sarkozy em 2007, na qual ele foi eleito chefe de Estado.

Os dois magistrados detidos preventivamente são Gilbert Azibert, promotor do tribunal de cassação, que teria recebido a promessa de um cargo de prestígio, e Patrick Sassout, outro advogado da mesma jurisdição.

O procedimento judicial prossegue em um momento no qual a França comenta cada vez mais o retorno de Sarkozy à política, com a recuperação da liderança de seu partido, a União por um Movimento Popular (UMP), que enfrenta uma crise sem precedentes por um escândalo de faturas falsas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação