Mundo

Obra polêmica de Tracey Emin é leiloada por 2,7 milhões de euros

O preço inicial para o leilão estava estimado entre 1 milhão e 1,5 milhão de euros

Agência France-Presse
postado em 01/07/2014 17:36
Londres - A obra "My bed", da polêmica artista britânica Tracey Emin, foi leiloada por 2,7 milhões de euros nesta terça-feira (1;/7) em Londres, anunciou a casa Christie;s.

Criada em 1998, a instalação - uma cama com lençóis sujos, preservativos usados, uma garrafa vazia de vodca e exames de gravidez - causou um escândalo durante sua exibição, no ano seguinte, na Tate Gallery, em Londres.

A cama foi onde Emin passou vários dias, depressiva depois do término de um relacionamento. A obra concorreu ao prêmio Turner, entregue a artistas ingleses com menos de 50 anos. A instalação foi vendida pelo colecionador Charles Saatchi, que a comprou por 180.000 euros em 2000.


O preço inicial para o leilão estava estimado entre 1 milhão e 1,5 milhão de euros. Emin, de 51 anos e uma das protagonistas do movimento chamado Jovens Artistas Britânicos (YBA, na sigla em inglês), estava presente no momento da venda. Muitos a acusam de ser egocêntrica.

Uma de suas criações mais famosas, destruída em um incêndio há dez anos, é "Everyone I have ever slept with 1963-1995" ("Todos com quem eu já dormi", em tradução livre). Trata-se de uma tenda com mais de uma centena de nomes de homens, com quem a artista já havia feito sexo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação