Mundo

Advogado do ex-presidente Nicolas Sarkozy, Thierry Herzog, é denunciado

Permanece advogado de Nicolas Sarkozy", com quem ele pode manter contato

Agência France-Presse
postado em 01/07/2014 18:37
Paris - O advogado do ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, Thierry Herzog, foi denunciado na noite desta terça-feira (1;/7) em uma investigação aberta, sobretudo, por tráfico de influência - anunciou seu advogado, Paul-Albert Iweins.

Herzog "está sendo investigado pelos fatos que vocês conhecem e que nós contestamos. Nenhum elemento material sustenta essas acusações", declarou Iweins à imprensa, sem explicar os motivos apresentados.

"Esses fatos se baseiam unicamente em ;grampos; que impugnamos, cuja legalidade será firmemente questionada", declarou o advogado. "Acho que é a primeira vez na França e, talvez no mundo, que se tenta utilizar escutas (das conversas telefônicas) entre um advogado e seu confessor natural (...) Vamos à guerra", exclamou.

"Thierry Herzog está livre. Permanece advogado de Nicolas Sarkozy", com quem ele pode manter contato, acrescentou o advogado. O ex-presidente também deverá ser apresentado à Justiça em vista de uma possível acusação.



O procurador da Corte de Cassação, Gilbert Azibert, também foi denunciado nesta terça à noite por tráfico de influência, disse à AFP seu advogado José Allegrini. No âmbito de uma investigação iniciada em 26 de fevereiro passado, os investigadores querem averiguar se Sarkozy foi informado ilicitamente de que a Justiça havia autorizado a escuta de seus telefonemas.

A decisão de interceptar as conversas de Sarkozy foi adotada em setembro passado pelo juiz que investiga as acusações de que o líder líbio Muammar Kadhafi financiou sua campanha eleitoral em 2007.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação