Mundo

Presidente russo mostra cautela sobre entrada da Argentina no Brics

Poucas horas antes de iniciar uma viagem por Cuba, Brasil e Argentina, Putin destacou que 'a questão de aumentar o número de membros do Brics ainda não está em consideração'

postado em 10/07/2014 22:14
Havana - O presidente russo, Vladimir Putin, mostrou-se cauteloso nesta quinta-feira (10/7) sobre as aspirações argentinas de integrar o grupo Brics, formado ainda por Brasil, Índia, China e África do Sul, e se pronunciou por "uma aliança estratégica" entre o bloco e Buenos Aires.

"A Rússia valoriza o desejo do governo argentino de se unir ao Brics. É muito possível estabelecer relações de aliança estratégica entre o Brics e a Argentina - o mesmo que com outros países em desenvolvimento - nos aspectos de política internacional, economia e finanças", disse Putin em uma entrevista exclusiva à agência cubana Prensa Latina.

Poucas horas antes de iniciar uma viagem por Cuba, Brasil e Argentina, Putin destacou que "a questão de aumentar o número de membros do Brics ainda não está em consideração".



"Primeiro, deve-se otimizar todos os numerosos formatos da cooperação estabelecidos no grupo", defendeu.

A cúpula do Brics acontece na próxima semana no Brasil. Índia, Brasil e África do Sul já se mostraram de acordo quanto a uma integração argentina.

"Não há critérios rigorosos para que um Estado se una ao Brics. A decisão é tomada individualmente", afirmou Putin, lembrando que "a Argentina é hoje um dos principais sócios estratégicos da Rússia na América Latina".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação