Mundo

Desabamento de três edifícios em Casablanca deixa oito pessoas mortas

A promotoria de Casablanca abriu uma investigação. De acordo com moradores, o desabamento pode ter sido provocado por "construções anárquicas" nos andares inferiores

Agência France-Presse
postado em 13/07/2014 07:34
Rabat - Pelo menos oito pessoas morreram na madrugada de sexta-feira no desabamento parcial de três edifícios em Casablanca, a capital econômica do Marrocos, segundo um balanço atualizado divulgado pelas autoridades locais.

Cão farejador ajuda nas buscas por vítimas nos escombros, após desabamento

O drama também deixou cerca de 60 feridos, dos quais 15 continuam hospitalizados, informou a Prefeitura de Casablanca, citada pela agência de notícias MAP. Os três prédios do bairro El Hank desabaram parcialmente por volta de 02h30 da manhã, no horário local.

Entre os mortos estão um menino de 10 anos e uma mulher de 40 anos, que tiveram os corpos retirados dos escombros no bairro de Bourgogne. Os bombeiros socorreram 55 feridos, incluindo seis crianças.

A promotoria de Casablanca abriu uma investigação. De acordo com moradores, o desabamento pode ter sido provocado por "construções anárquicas" nos andares inferiores e pela falta de manutenção em geral desses imóveis. A construção de boa parte dos prédios remonta aos anos 1960 e 1970.

O rei Mohamed VI esteve no local da tragédia na sexta-feira e visitou feridos nos hospitais. Neste sábado, o rei espanhol, Felipe VI, que inicia na segunda-feira uma visita oficial de dois dias a Rabat, telefonou para o monarca marroquino para expressar suas "condolências", segundo a agência MAP.

Leia mais notícias em Mundo

A cidade, de cinco milhões de habitantes, conta com milhares de moradias em condições insalubres, principalmente na Cidade Velha (Medina).

No fim de 2012, duas pessoas faleceram no desabamento de uma casa em um bairro próximo da Medina, devido ao mau tempo. Já naquela época, entre quatro mil e sete mil imóveis da cidade ameaçavam desabar, de acordo com o Ministério da Habitação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação