Mundo

ONU alerta: 765 mil crianças sírias precisam de vacina contra pólio

Poliomielite é uma doença altamente contagiosa, que afeta sobretudo crianças menores de cinco anos

Agência France-Presse
postado em 22/07/2014 16:34
A ONU pediu nesta terça-feira (22/7) que se facilite o acesso humanitário a 765 mil crianças sírias com menos de cinco anos que devem ser vacinadas contra a pólio em regiões de difícil acesso neste país destroçado por uma guerra que dura mais de três anos.

"Na Síria, 765.000 crianças de menos de cinco anos vivem em zonas de difícil acesso" por causa do conflito armado, o que significa que é "extremadamente difícil enviar-lhes ajuda humanitária, em particular um acesso regular a vacinas", denunciaram o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um relatório.



[SAIBAMAIS]A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, que afeta sobretudo crianças menores de cinco anos. Pode provocar paralisia em poucas horas e ser fatal em certos casos.

O número de casos de poliomielite no mundo diminuiu mais de 99% desde 1988, quando foram detectados 350.000 casos, para 406 casos notificados em 2013.

Em 2014, restavam apenas três países onde a doença é endêmica - Afeganistão, Nigéria e Paquistão -, segundo informações da ONU divulgadas em abril.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação