Mundo

Grã-Bretanha segue exportando armas para a Rússia

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu em março que seu país deixaria de fornecer armas a Moscou

postado em 23/07/2014 10:25
A Grã-Bretanha segue exportando armas e equipamento militar à Rússia, segundo um relatório parlamentar publicado nesta quarta-feira (23/7), pouco depois de o primeiro-ministro David Cameron criticar a França por vender armas a Moscou.

Cameron exigiu que a União Europeia interrompa suas vendas militares à Rússia, acusada de equipar e treinar os separatistas do leste da Ucrânia. O primeiro-ministro britânico prometeu em março que seu país deixaria de fornecer armas a Moscou.

Mas o relatório revela que 251 licenças de vendas de armas à Rússia seguem em vigor por um valor de 132 milhões de libras esterlinas (225 milhões de dólares).

[SAIBAMAIS]As licenças permitem a exportação de rifles de precisão, munição de pequeno calibre, coletes à prova de balas, equipamentos de comunicação, de visão noturna e de criptografia, explicou o texto.

Apenas 31 licenças estão suspensas ou revogadas, e outras três já não têm a Rússia como cliente, segundo o relatório.

Tanto Londres quanto Washington criticam a decisão da França de vender dois navios de guerra à Rússia, uma operação avaliada em 1,2 bilhão de euros.



Paris respondeu que o primeiro destes barcos de tipo Mistral já está pago, e por isso deve ser entregue, e que a segunda entrega depende do comportamento de Moscou. Cameron afirmou que era impensável que seu país vendesse um navio de guerra à Rússia.

Mas o comitê de controle de exportações de armas do Parlamento britânico criticou no relatório o fato de a Grã-Bretanha não assumir uma política mais cautelosa em relação à Rússia. Um porta-voz do governo conservador afirmou após a publicação do documento que todas as licenças estão sendo revisadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação