Mundo

Manifestações pró-palestinos sob rigorosa vigilância em Paris

Na França, a oposição à ofensiva israelense deu lugar a um controvertido aumento do antissemitismo, ao contrários de outros países da Europa

Agência France-Presse
postado em 23/07/2014 10:48
Várias manifestações pró-palestinas estão previstas para esta quarta-feira (23/7) na França, uma delas para o centro de Paris e será realizada sob rigorosa vigilância policial, dias depois dos distúrbios e atos antissemitas registrados em outros protestos.

Convocadas por partidos de esquerda, associações de defesa dos direitos humanos e organizações pró-palestinas, as manifestações de Paris, Lyon (leste), Toulouse (sul) e Lille (norte) têm por objetivo reclamar o cessar imediato dos bombardeios em Gaza e sanções imediatas contra Israel por não respeitar o direito internacional.

Ao contrário de outros países da Europa, nos quais as manifestações em prol dos palestinos reúnem milhares de pessoas sem provocar polêmicas, na França a oposição à ofensiva israelense deu lugar a um controvertido aumento do antissemitismo.



[SAIBAMAIS]Somente a França proibiu manifestações de apoio aos palestinos em Gaza, uma medida sem precedentes na Europa. O presidente François Hollande, criticado pela esquerda por sua política considerada muito pró-Israel, justificou a proibição pelo medo de "perturbação à ordem pública" e para impedir a expressão de slogans ou atos antissemitas na ruas de Paris.

No domingo, milhares de manifestantes responderam ao chamado de um partido de esquerda e de grupos pró-palestinos. Mas as provocações de alguns manifestantes contra a polícia foram suficientes para degenerar o evento. No total, dezessete membros das forças anti-distúrbios ficaram feridos e 44 pessoas foram presas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação