Mundo

Jornal do Vaticano reabilita filme de Pasolini sobre a vida de Jesus

Para a publicação, se trata de uma das maiores obras-primas do cinema mundial e certamente é "o melhor filme já feito sobre a vida de Jesus"

Agência France-Presse
postado em 23/07/2014 13:38
Cidade do Vaticano - O jornal do Vaticano, L;Osservatore Romano, reabilitou nesta semana o filme do irreverente diretor italiano Pier Paolo Pasolini, "O Evangelho segundo São Mateus" ao afirmar que se trata do melhor filme já feito sobre a vida de Jesus.

O filme, que estreou há 50 anos, no Festival de Veneza, foi na ocasião de censura por seu estilo "pouco sagrado", com um Jesus demasiado humano. Meio século depois de seu lançamento, o jornal do Vaticano resgata o filme e o resenhista faz uma análise cheia de elogios.



Para a publicação, se trata de uma das maiores obras-primas do cinema mundial e certamente é "o melhor filme já feito sobre a vida de Jesus". "A humanidade febril e primitiva que o diretor mostra na tela termina por conceder um novo vigor ao verbo cristão, que aparece neste contexto mais atual, concreto e revolucionário", afirma o texto.

"O filme fala das periferias geográficas e existenciais", comentou ainda o diretor do jornal Vaticano, Giovanni Maria Vian, ao compará-lo com um dos princípios do pontificado do primeiro papa da América Latina, Francisco.

Para Pasolini, ateu, marxista e homossexual e um dos intelectuais italianos mais brilhantes do século XX assassinado aos 53 anos em 1975, "nenhuma palavra poderá alcançar a altura poética do relato bíblico"C.

O filme, que narra a vida de Jesus desde seu nascimento até sua ressurreição, usou como protagonista Enrique Irazoqui, um anarquista espanhol antifranquista, enquanto que a mãe de Pasolini interpretou a Virgem Maria.

A obra foi digitalizada pela filmoteca do Vaticano, uma verdadeira reparação, tanto física quanto artística.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação