Mundo

Líder do Hamas rejeita cessar-fogo antes de retirada de bloqueio israelense

"Rejeitamos hoje e rejeitaremos no futuro" a proposta de um cassar-fogo antes das negociações, incluindo a retirada do bloqueio ao território palestino, declarou Mechaal durante uma coletiva

Agência France-Presse
postado em 23/07/2014 16:07
Doha - O líder do Hamas, Khaled Mechaal, anunciou nesta quarta-feira (23/7) a rejeição do grupo palestino a um cessar-fogo com Israel enquanto a Faixa de Gaza for mantida sob o bloqueio imposto há anos pelos israelenses. "Rejeitamos hoje e rejeitaremos no futuro" a proposta de um cassar-fogo antes das negociações sobre as reivindicações do Hamas, incluindo a retirada do bloqueio ao território palestino, declarou Mechaal durante uma coletiva de imprensa em Doha, Catar.



A suspensão do bloqueio em vigor desde 2006 é uma das reivindicações do Hamas, que também exige a abertura da fronteira com o Egito e a libertação dos prisioneiros por Israel. Em meio aos muitos apelos internacionais pelo fim das hostilidades entre palestinos e israelenses, Mechaal garantiu que o Hamas "não tem objeções" quanto às mediações, incluindo a do Egito, mas exige "o fim da agressão e o fim do bloqueio".

"Quando concordarem com o cumprimento de nossas demandas, decidiremos o momento para um cessar-fogo", insistiu. Neste contexto, ele afirmou ser favorável a uma "trégua humanitária", que "não seja uma maneira de contornar" as reivindicações do Hamas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação