Mundo

Desmoronamento de mina na Colômbia deixa 2 mortos e 5 desaparecidos

A jazida subterrânea estava regularizada e era 'explorada por membros de uma mesma família'

Agência France-Presse
postado em 23/07/2014 20:57
Bogotá - O desmoronamento de uma mina artesanal de ouro no oeste da Colômbia nesta quarta-feira (23/7) deixou pelo menos dois mortos e cinco desaparecidos, enquanto continuam os trabalhos de resgate dos mineiros afetados, informou a polícia.

O acidente, acontecido na área rural do município de Timbiquí, no departamento do Cauca (oeste), provocou a morte de uma pessoa, encontrada já sem vida no local, disse à AFP o coronel Ramiro Pérez Manzano, comandante da polícia desta região.

Uma segunda vítima morreu depois em um centro médico, acrescentou a Polícia em um último boletim.

Segundo Pérez Manzano, o acesso à região só é possível depois de duas horas de viagem por via fluvial, saindo do município de Timbiquí.

A jazida subterrânea estava regularizada e era "explorada por membros de uma mesma família", afirmou Pérez em entrevista telefônica.

Equipes de socorro mantêm as operações de resgate na região para encontrar outros mineiros que teriam sido soterrados.


Alberto García, de 61 anos, que tem parentes trabalhando na mina, afirmou que eles tinham ido ao local "pela manhã e depois houve uma explosão", embora as autoridades não tenham revelado ainda as causas do desmoronamento.

O último acidente com minas na Colômbia foi registrado há pouco mais de um mês em uma jazida de carvão no município de Lenguazaque, no departamento (estado) de Cundinamarca (centro), no qual morreram duas pessoas.

Das 34 emergências registradas em minas legais em 2014, "82% aconteceram na mineração subterrânea", segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM) e 14% das mortes se deram "por inalação de gases".

Na Colômbia, a mineração legal representou 2,3% do PIB em 2012, de acordo com o Departamento de Estatísticas. Mais da metade das minas exploradas no país são ilegais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação