Mundo

Avião em rota para Argélia cai na África, com 116 pessoas a bordo

Dois Mirage 2000 do exército francês estão à procura da aeronave

postado em 24/07/2014 08:36

Clique para ampliar o mapaAutoridades do aeroporto de Burkina Faso confirmaram que o avião da companhia argelina Air Algerie caiu nesta quinta-feira (24/7) em um deserto do Mali, 50 minutos após a decolagem de Uagadugu, a capital do país."O avião desapareceu em Gao, a 500 km da fronteira argelina. Temos vítimas de várias nacionalidades", declarou o primeiro-ministro argelino Abdelmalek Sellal citado pela rádio estatal. A aeronave estava em rota para a Argélia.

O avião, um McDonnell 83 alugado da companhia espanhola Swiftair, transportava, segundo a Air Algerie, 116 pesssoas, incluindo 6 membros da tripulação - todos os integrantes da equipe eram espanhóis, segundo o sindicato de pilotos civis Sepla.

Malaysia
O desastre ocorre exatamente uma semana após a, atingido por um míssil. Aquela aeronave, com 298 vítimas - incluindo passageiros e tripulação - decolou em Amsterdã e seguia para Kuala Lumpur quando foi atingido no Leste da Ucrânia, em uma região controlada pelos separatistas pró-russos.

TransAsia
Nessa quarta-feira (23/7) outro avião caiu, desta vez em . O mau tempo provocado pelo tufão Matmo fez com que o piloto tentasse um pouso de emergência. Cinquenta e quatro passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo do voo da companhia aérea TransAsia. Dez delas sobreviveram.


Air Algerie

O secretário de Estado francês para os Transportes, Frédéric Cuvillier, indicou que havia muitos franceses a bordo da aeronave desaparecida - segundo uma fonte oficial malinense, esse número era "de cerca de 50 franceses".

Duas células de crise foram criadas pela Direção Geral de Aviação Civil francesa (DGAC) e o ministério das Relações Exteriores, informou a DGAC, acrescentado que duas outras células foram montadas nos aeroportos franceses de Roissy-Charles-de-Gaulle e Marselha. Vários passageiros deveriam fazer escala em Argel, e seguir para Paris ou Marselha.

O contato entre os serviços de navegação e a tripulação foi perdido quando o avião sobrevoava o Mali, declarou à AFP uma fonte da Air Algerie, sob condição de anonimato.

O avião MD-83 Swiftair, do mesmo modelo, é alugado da empresa de transporte espanhola Swiftair

Apesar de uma intervenção militar internacional ainda em andamento, a situação continua instável no norte do Mali, ocupado durante vários meses em 2012 por grupos armados jihadistas.

"O avião não estava longe da fronteira argelina quando pedimos que desviasse sua trajetória devido à má visibilidade e para evitar um risco de colisão com outro avião que cobria a rota Argel-Bamaco", acrescentou a fonte da Air Algerie. "O sinal foi perdido após mudar de rumo", explicou.


Dois Mirage 2000 do exército francês estão à procura da aeronave. Eles receberam a missão de buscar entre o último ponto onde o avião foi localizado e "sua provável trajetória", indicou o porta-voz do Estado-Maior francês.

Último contato 50 min após decolagem

Segundo um comunicado da Air Algerie, "os serviços de navegação aérea perderam o contato com um avião da Air Algerie que voava nesta quinta-feira de Uagadugu a Argel, 50 minutos após a decolagem".

[SAIBAMAIS]"A Air Algerie informa que os serviços de navegação aérea tiveram o último contato com o voo AH 5017 que cobre o trajeto entre Uagadugu e Argel neste 24 de julho à 01h55 GMT (22h55 de Brasília), ou seja, 50 minutos após a decolagem", afirma em um comunicado. A companhia colocou em andamento um plano de emergência, segundo o texto.

A espanhola Swiftair anunciou, por sua vez, que o avião MD83 de sua companhia operado para a Air Algerie decolou de Burkina Faso com destino a Argel, mas não chegou ao destino. "Não se tem contato com a aeronave até o momento", acrescentou.

Segundo o site da Air Algerie, a companhia realiza quatro voos por semana em direção a Uagadugu. Para a Air Algerie, este é mais um duro golpe seis meses após uma catástrofe no Leste do país.

Em fevereiro, um Hercule C-130 da companhia que voava entre Tamanrasset (2.000 km ao sul de Argel) e Constantine (450 km a leste de Argel) caiu pouco antes de sua aterrissagem, fazendo 76 mortos. Um passageiro sobreviveu.

Com informações da France Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação