Mundo

Armas químicas sírias são entregues a fábricas de destruição

O Conselho Executivo da OPAQ decidiu que 12 ex-fábricas de armas químicas na Síria serão destruídas

Agência France-Presse
postado em 24/07/2014 11:21
As armas químicas da Síria que devem ser destruídas em locais especializados na Finlândia, Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, foram entregues nesta quinta-feira à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que supervisionará o processo.

"As 1.300 toneladas de agentes químicos que foram retiradas da Síria em uma operação marítima internacional foram entregues nas instalações de destruição localizados fora do país", indicou a OPAQ em um comunicado.

"A destruição começou em todos os locais", acrescentou a OPAQ, ressaltando que atualmente 31,8% do arsenal químico sírio já foi destruída.

O Conselho Executivo da OPAQ também decidiu que 12 ex-fábricas de armas químicas na Síria serão destruídas. As últimas armas químicas que Damasco dizia possuir deixaram o território sírio no final de junho, com meses de atraso em relação ao programa aprovado pela comunidade internacional.

Os produtos químicos mais perigosos foram transportados em um navio americano, o "Cape Ray", preparado especialmente para esta ocasião.



Sua destruição por hidrólise começou no início de julho e está prevista para durar cerca de dois meses, de acordo com o Pentágono.

Este processo deve permitir a destruição de mais de 99% dos produtos químicos e reduzir a toxicidade à níveis semelhante àqueles que são comuns na indústria.

Os produtos serão então entregues a empresas especializadas em tratamento de resíduos industriais, assim como outros agentes químicos sírios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação