Mundo

Papa Francisco recebe sudanesa condenada à morte por traição ao Islã

O pontífice elogiou "o testemunho valente e a perseverança" de Meriam Yahia Ibrahim Ishag, de 26 anos

Agência France-Presse
postado em 24/07/2014 13:10
Meriam Yahia Ibrahim Ishag foi acompanhada com o marido Daniel Wani e os filhos Maya e Martin
O papa Francisco recebeu nesta quinta-feira (24/7) no Vaticano a jovem sudanesa Meriam Yahia Ibrahim Ishag, que havia sido condenada à morte por traição ao Islã ao se converter ao cristianismo e que foi indultada por pressão internacional. A jovem, de 26 anos, chegou nesta quinta-feira a bordo de um avião oficial italiano junto com seu marido e seus dois filhos.

Pouco depois de pousar na capital italiana, a jovem foi recebida pelo Papa em sua residência do Vaticano, a casa Santa Marta, indicou o gabinete de imprensa da Santa Sé. "A reunião durou menos de meia hora e se desenvolveu em um clima sereno e afetuoso", indicou em um comunicado oficial.

Francisco elogiou "o testemunho valente e a perseverança" da jovem para defender sua fé religiosa. Por sua vez, a jovem agradeceu ao pontífice pelo apoio e alívio que lhe deu através de suas orações. "Com este gesto, o Papa quis mostrar sua proximidade, sua atenção e oração a todos os que sofrem por sua fé e especialmente aos cristãos que sofrem perseguições ou restrições em sua liberdade religiosa", explicou na nota o Vaticano.

Meriam estava acompanhada por seu marido, Daniel Wani, e por seus dois filhos, Martin, de um ano e meio, e Maya, que nasceu há dois meses na prisão na qual cumpria sua condenação.


Meriam Yahia Ibrahim Ishag, de pai muçulmano, foi condenada à morte no dia 15 de maio em virtude da lei islâmica em vigor no Sudão, que proíbe as conversões.

Casada com um cristão e mãe de um menino de 20 meses, que foi detido com ela, a jovem também foi condenada a 100 chibatadas por adultério. A interpretação sudanesa da sharia considera adultério a união entre uma muçulmana e um não muçulmano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação