Mundo

EUA afirmam que tropas ucranianas foram bombardeadas a partir da Rússia

Provas teriam sido obtidas pelos serviços de inteligência americanos

Agência France-Presse
postado em 24/07/2014 15:53
Washington - Os Estados Unidos possuem evidências de disparos de artilharia efetuados contra posições ucranianas a partir da Rússia, indicou nesta quinta-feira (24/7) uma autoridade americana.

Moscou também está planejando fornecer plataformas de lançamento de mísseis aos separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, declarou à imprensa a porta-voz adjunta do Departamento de Estado, Marie Harf, explicando que as provas tinham sido obtidas pelos serviços de inteligência americanos.



Ainda segundo informações americanas, desde que uma aeronave da Malaysia Airlines foi derrubada em 17 de julho, as armas "continuam a atravessar a fronteira" para a Ucrânia, indicou Marie Harf, que evitou especificar a natureza dessas informações. "Disparam artilharia a partir da Rússia para atacar o Exército ucraniano", afirmou.

No campo de batalha, os combates entre as forças de Kiev e rebeldes separatistas se concentram no controle da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, parcialmente ocupada por separatistas, o que permite aos insurgentes receber reforços de Moscou.

Pouco antes de sua renúncia nesta quinta-feira, o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, acusou indiretamente a Rússia de ter derrubado, com um míssil disparado por um caça, um dos dois aviões de guerra Sukhoi ucranianos abatidos quarta-feira na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação