Mundo

Diplomata americana admite dificuldades para cessar-fogo em Gaza

Porta-voz adjunta do Departamento de Estado recusou-se a apresentar detalhes sobre um possível acordo, dizendo somente que os EUA apoiam a iniciativa egípcia, baseada em uma trégua de 2012

Agência France-Presse
postado em 24/07/2014 17:45
Washington - As negociações por um cessar-fogo na Faixa de Gaza são "muito complicadas", admitiu uma porta-voz da diplomacia americana nesta quinta-feira (24/7), afirmando ser impossível prever quanto tempo as hostilidades vão durar.

O secretário de Estado americano, John Kerry, já visitou Egito, Israel e Cisjordânia nesta semana para tentar persuadir Israel e o Hamas a aceitarem uma trégua. O conflito já dura 17 dias e deixou até o momento 788 palestinos e 35 israelenses mortos.

[SAIBAMAIS]Perguntada se era possível chegar a um acordo antes do fim do Ramadã - mês sagrado dos muçulmanos - na próxima semana, a porta-voz adjunta do Departamento de Estado, Marie Harf, afirmou que é "um assunto complicado". "Estamos na região discutindo esses assuntos, mas é muito complicado", explicou à imprensa.



"Não tenho previsão de quanto tempo isto vai durar, mas acredito que tudo o que vocês devem fazer é olhar para o que está acontecendo na região para ver que isso precisa acontecer o mais rápido possível", declarou, referindo-se a um cessar-fogo.

Harf recusou-se a apresentar detalhes sobre um possível acordo, dizendo somente que os Estados Unidos apoiam a iniciativa egípcia, baseada em uma trégua de 2012. O acordo em questão, no entanto, foi violado quase imediatamente depois de ter sido aceito.

O líder do Hamas, Khaled Mechaal, rejeitou publicamente qualquer cessar-fogo que não inclua o fim do bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza, em vigor há oito anos. O Hamas é considerado um grupo terrorista por Israel e Estados Unidos, e conduz as negociações através de intermediários da Turquia e do Catar.

Kerry conversou três vezes por telefone com o chanceler turco, Ahmet Davutoglu, nesta quinta-feira. Também falou com os ministros das Relações Exteriores da Jordânia e do Catar, além de ter mantido contato com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Mas especialistas acreditam que um vácuo de poder no Oriente Médio compromete os esforços. Os analistas acreditam que o Egito perdeu influência e já não tem a mesma legitimidade para negociar um cessar-fogo entre israelenses e palestinos.

O conselheiro-adjunto de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Tony Blinken, pediu um acordo que determine a desmilitarização da Faixa de Gaza, para evitar outros conflitos. Entretanto, seria uma proposta de longo prazo, possível somente depois que os dois lados suspenderem as hostilidades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação