Mundo

"Dia da Ira" na Cisjordânia contra a operação de Israel em Gaza

As forças de segurança israelenses continuam em estado de alerta por ocasião da última sexta-feira do Ramadã

Agência France-Presse
postado em 25/07/2014 10:19

Centenas de pessoas participar de uma ato para mostrar solidariedade a Gaza

Todos os movimentos palestinos convocaram para esta sexta-feira um "Dia da Ira" na Cisjordânia com manifestações contra a operação militar de Israel em Gaza, informaram fontes palestinas.

As forças de segurança israelenses continuam em estado de alerta por ocasião da última sexta-feira do Ramadã, quando também se celebra o Dia de Jerusalém, instaurado em 1979 pelo aiatolá Khomeini para recordar aos muçulmanos "seu dever de resistência para libertar Jerusalém da ocupação".

As forças de segurança israelenses continuam em estado de alerta por ocasião da última sexta-feira do Ramadã
Os agentes vigiam o setor antigo de Jerusalém Oriental, onde 39 manifestantes já foram presos e 27 policiais sofreram ferimentos leves. O acesso à Esplanada das Mesquitas foi proibido a homens com menos 50 anos para a tradicional oração das sextas-feiras.

O conflito em Gaza ameaça se estender para a Cisjordânia ocupada, onde confrontos entre palestinos e forças de segurança israelenses deixaram um morto na quinta-feira à noite.



Pelo menos um palestino morreu e cinco ficaram feridos atingidos por tiros disparados por israelenses em Qalandia, posto militar de Israel que controla a entrada em Jerusalém.

Os confrontos ocorreram quando mais de 10.000 manifestantes tentavam se reunir na cidade sagrada para a Noite do Destino (Lailat al-Qadr), um dos eventos do mês do Ramadã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação