Mundo

Mais de 70 cidades do Irã têm manifestações pró-palestinas durante Ramadã

O Irã, que não reconhece a existência de Israel, apoia grupos islamitas em sua luta contra o Estado hebreu

Agência France-Presse
postado em 25/07/2014 11:40
As tradicionais manifestações organizadas no Irã na última sexta-feira (25/7) do mês sagrado do Ramadã tomaram este ano uma magnitude particular depois da morte de mais de 800 palestinos em 18 dias de ofensiva israelense na Faixa de Gaza, informou a tv estatal.

Manifestações pró-palestinas foram organizadas em mais de 700 cidades iranianas. Na capital, vários manifestantes que marcharam aos gritos de "Morte a Israel" e "Morte aos Estados Unidos" confluíram para a Universidade de Teerã, no centro da capital, segundo imagens da tv.

[SAIBAMAIS]O "Dia de Quds", nome árabe para Jerusalém, é organizado todos os anos na última sexta do Ramadã no Irã em solidariedade para com os palestinos.

"O mundo islâmico deve declarar este dia, em uníssono, como o dia da ira, do ódio, da unidade e da resistência frente a Israel", declarou o presidente do Irã, Hassan Rohani, que participou das passeatas.



"O mundo exige o fim do bloqueio de Gaza, a abertura da passagem de Rafah e o fim dos ataques contra Gaza para que as pessoas possam viver normalmente", acrescentou.

O presidente também denunciou quem permanece em silêncio frente aos crimes do regime sionista. O Irã, que não reconhece a existência de Israel, apoia grupos islamitas em sua luta contra o Estado hebreu. Teerã é acusado de apoiar militar e financeiramente o movimento islamita palestino Hamas e a Jihad Islâmica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação