Mundo

Israel aceita cessar-fogo de 12 horas na manhã de sábado em Gaza

Governo de Benjamin exige que o Exército israelense possa permanecer na Faixa de Gaza para dar continuidade à destruição de "túneis de ataque" cavados pelo Hamas mesmo durante a trégua

Agência France-Presse
postado em 25/07/2014 17:22
Desde o início do conflito, no dia 8 de julho, a ofensiva israelense causou a morte de quase 850 palestinos, incluindo cerca de 200 crianças, enquanto Israel perdeu 36 soldados

Cairo -
De acordo com as autoridades americanas, Israel aceitou um cessar-fogo de 12 horas na manhã de sábado (26/7) no sul da Faixa de Gaza. "Israel concordou com um cessar-fogo a partir das 07h00 de sábado" (01h00 de Brasília), declarou essa autoridade americana, que acompanha o secretário de Estado John Kerry.

O chefe da diplomacia americana deixou nesta sexta o Cairo sem ter conseguido um acordo para um cessar-fogo mais longo entre Israel e o Hamas. Israel havia rejeitado uma proposta apresentada pelo secretário de Estado americano, John Kerry, para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, indicou a televisão pública israelense.



Durante todo o dia, as negociações diplomáticas foram dedicadas a obter uma "trégua humanitária" na guerra entre Israel e o movimento palestino Hamas em Gaza. De acordo com a televisão pública, o governo de Benjamin Netanyahu exige que o Exército israelense possa permanecer na Faixa de Gaza para dar continuidade à destruição de "túneis de ataque" cavados pelo Hamas mesmo durante a trégua.

Um dirigente do movimento islâmico palestino Hamas disse nesta sexta-feira (25/7) à AFP que seu grupo observará um cessar-fogo de 12 horas a partir da manhã deste sábado na Faixa de Gaza. "O Hamas aceita um cessar-fogo de 12 horas" a partir da manhã de sábado, disse o dirigente, que pediu para não ser identificado.

Um funcionário americano já havia anunciado que o Exército israelense observaria um cessar-fogo de 12 horas a partir das 04H00 GMT (01H00 Brasília) de sábado, o que não foi confirmado por Israel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação