Mundo

Reunião internacional em Paris sobre situação em Gaza marcada para sábado

No encontro estarão presentes os chefes da diplomacia de Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Catar e Turquia

Agência France-Presse
postado em 25/07/2014 17:38
Paris - Paris vai sediar no sábado uma reunião internacional por um cessar-fogo em Gaza, da qual participarão os chefes da diplomacia de Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Catar e Turquia, informou nesta sexta-feira (25/7) uma fonte diplomática francesa.

"Nosso objetivo, com base nas iniciativas em curso e com a iniciativa egípcia em primeiro plano, é fazer com que os esforços internacionais convirjam para chegarmos o mais rápido possível às condições de um cessar-fogo em Gaza", acrescentou a mesma fonte.

Apesar de dias de intensas negociações, o secretário de Estado americano, John Kerry, anunciou no Cairo que nenhum acordo havia sido atingido entre o Hamas e Israel, que, mesmo assim, anunciou um cessar-fogo de 12 horas a partir das 07h00 de sábado (01h00 de Brasília).


Kerry e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediram uma trégua de sete dias. Em declarações à imprensa no Cairo ao lado do chefe da ONU, Kerry explicou que as divergências persistem entre ambas as partes basicamente em torno da "terminologia" sobre um cessar-fogo, embora tenha dito que existe "um marco geral" para uma trégua.

Ele indicou que vai a Paris para se reunir, principalmente, com seus homólogos turco, Ahmet Davutoglu, e catariano, Khaled al-Attiya, de governos aliados do Hamas, com o objetivo de chegar a um acordo de cessar-fogo. No Cairo, o ministro egípcio das Relações Exteriores, Sameh Shukri, afirmou que "nenhuma das duas partes mostrou a vontade necessária para negociar". Ele também pediu uma trégua humanitária de sete dias no conflito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação