Mundo

Noruega reforça ainda mais vigilância por possível ataque terrorista

Segundo os serviços de inteligência, entre 40 e 50 pessoas com vínculos na Noruega combatem ou combateram na Síria

Agência France-Presse
postado em 26/07/2014 11:11
Oslo - A Noruega fechou parcialmente o espaço aéreo sobre a cidade de Bergen, a segunda mais importante do país, e reforçou os controles de identidade nas fronteiras neste sábado, dois dias depois de ter tomado medidas de segurança excepcionais diante de um possível ataque terrorista.

Leia mais notícias em Mundo

Na quinta-feira, o serviço de inteligência interior (PST) havia indicado ter recebido "recentemente informação de que um grupo de extremistas da Síria poderia ter a intenção de cometer um ato terrorista na Noruega".

Neste sábado, a polícia indicou que havia pedido a proibição "dos voos sobre o centro de Bergen" (oeste), informando que "a razão é a situação de crescente ameaça que temos desde quinta-feira". A polícia esclareceu que a proibição só se aplica a voos privados com pequenos aviões, muito comuns na área. Também indicou que revisará até nova ordem a identidade de todos os viajantes que entrarem no país.

Na quinta-feira, as autoridades anunciaram um reforço das medidas de segurança com maior presença policial nas estações e nos aeroportos, a mobilização de funcionários e a colocação em alerta de meios aéreos.

Em seu relatório de avaliação anual apresentado neste ano, o PST havia estimado que o nível de ameaça contra a Noruega havia aumentado devido à guerra na Síria.

Segundo os serviços de inteligência, entre 40 e 50 pessoas com vínculos na Noruega combatem ou combateram na Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação