Mundo

Milhões de pessoas fugiram de casa em 2013 por conflitos religiosos

Relatório do ano passado foi elaborado pelo Departamento de Estado

Agência France-Presse
postado em 28/07/2014 14:57
Washington - Os conflitos no mundo em 2013 provocaram o maior deslocamento de comunidades religiosas na história recente, indicaram os Estados Unidos nesta segunda-feira (28/7), ressaltando que milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas no ano passado.

"Em quase todos os cantos do mundo, milhões de cristãos, muçulmanos, hindus e outros representantes de crenças foram forçados a deixar suas casas por causa de suas orientações religiosas", indica o relatório anual sobre a liberdade religiosa no mundo.



"Por medo ou pela força, bairros inteiros estão sendo esvaziados de seus habitantes", alerta. Do Oriente Médio à Ásia em alguns locais da África e da Europa "comunidades desaparecem de seus tradicionais e históricos lares e se dispersam por todo o mundo. Em áreas de conflito, em especial, estes deslocamentos em massa tornaram-se uma regra perniciosa".

O relatório de 2013, elaborado pelo Departamento de Estado, destaca o caso da Síria, onde, após três anos de guerra civil, "a presença cristã está se tornando uma sombra do que já foi". "Na cidade de Homs, os cristãos são agora apenas cerca 1.000 dos quase 160 mil que viviam antes da guerra".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação