Mundo

Guia supremo iraniano Ali Khamenei acusa Israel de genocídio em Gaza

O Irã não reconhece a existência de Israel e apoia os grupos islamitas palestinos Jihad Islâmica e Hamas

Agência France-Presse
postado em 29/07/2014 09:35
Teerã - O guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, acusou nesta terça-feira (29/7) Israel de estar cometendo um genocídio em Gaza e pediu ao mundo islâmico que arme os palestinos para lutar contra o regime sionista.

[SAIBAMAIS]"Um cachorro raivoso, um lobo selvagem (...) está atacando pessoas inocentes, crianças que perderam a vida (...) O que os líderes do regime sionista estão fazendo é um genocídio, uma catástrofe histórica", declarou Khamenei em um discurso coincidindo com o fim do Ramadã.

"O presidente americano (Barack Obama) lançou uma fatwa para desarmar a resistência (palestina) para que não possa responder a estes crimes. Nós dizemos o contrário: o mundo inteiro, e em particular o mundo islâmico, precisa armar o máximo possível o povo palestino", acrescentou Khamenei, líder máximo iraniano.



Em uma conversa com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Obama afirmou que qualquer solução de longo prazo do conflito entre israelenses e palestinos passa por "desarmar os grupos terroristas e desmilitarizar Gaza".

O Irã não reconhece a existência de Israel e apoia os grupos islamitas palestinos Jihad Islâmica e Hamas, contra o qual os israelenses lançaram no dia 8 de julho uma ofensiva em Gaza que já deixou mais de 1.100 palestinos mortos, em sua maioria civis, assim como mais de 50 soldados israelenses.

As autoridades iranianas dizem ter entregado aos palestinos a tecnologia para fabricar os mísseis utilizados para disparar contra cidades israelenses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação