Mundo

Gaza: Hamas rejeita cessar-fogo sem fim de ataques e suspensão do bloqueio

Rejeição ao cessar-fogo foi anunciada antes de uma importante viagem ao Cairo de uma delegação reunindo representantes dos principais movimentos políticos palestinos

Agência France-Presse
postado em 29/07/2014 16:53
Gaza - O Hamas vai rejeitar qualquer acordo de cessar-fogo que não inclua o fim da campanha militar de Israel e a retirada do bloqueio à Faixa de Gaza, afirmou nesta terça-feira Mohammed Deif, chefe do braço militar do movimento, lembrando a posição do Hamas desde o início do conflito.

O movimento islamita palestino não vai aceitar um "cessar-fogo sem o fim da agressão e a retirada do cerco", indicou o chefe das Brigadas Ezzedine al-Qassam.

Lida na rádio e na televisão do Hamas, essa declaração reitera a posição dos líderes do movimento islamita desde o início da guerra com Israel, em 8 de julho.



A rejeição ao cessar-fogo foi anunciada antes de uma importante viagem ao Cairo de uma delegação reunindo representantes dos principais movimentos políticos palestinos, incluindo o Hamas, anunciada pela Organização pela Libertação da Palestina (OLP). As autoridades palestinas devem se reunir na capital egípcia com dirigentes locais, que normalmente são os intermediários nas negociações entre israelenses e palestinos.

O secretário-geral da OLP, Yasser Abed Rabbo, havia afirmado nesta terça-feira à tarde que o Hamas e seus aliados da Jihad Islâmica estavam preparados para uma trégua humanitária de 24 horas. Mas o Hamas mantém suas exigências pelo fim da operação militar israelense em curso e pela suspensão do bloqueio a Gaza imposto por Israel em 2006.

As autoridades israelenses não se manifestaram a respeito de uma eventual trégua.

Uma reunião do gabinete de segurança de Israel, que reúne os principais ministros do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, está prevista para quarta-feira às 14h00 (08h00 de Brasília), de acordo com a imprensa israelense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação