Mundo

Turcos estão divididos sobre gestão premiê antes das eleições presidenciais

O primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, ainda é o favorito para vencer as eleições presidenciais do próximo mês

Agência France-Presse
postado em 30/07/2014 13:11
Washington - O povo turco está profundamente dividido sobre a liderança de seu primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, embora ele seja favorito para vencer as eleições presidenciais do próximo mês, indicou nesta quarta-feira uma pesquisa americana.

Em meio às tensões políticas e acusações de corrupção que atingem o governo de Erodgan, a pesquisa do Pew Research Center divulgada em Washington indica que existe uma grande divisão, com base nos 1.001 consultados entre 11 de abril e 14 de maio.

Cerca de 44% dos questionados disseram acreditar que o ex-prefeito de Istambul e seu Partido para a Justiça e o Desenvolvimento (AKP) da Turquia estavam avançando na direção correta.

Mas cerca de 51% não estavam satisfeitos com o rumo que o país euroasiático está tomando. A pesquisa tem uma margem de erro de 4,5% para mais ou para menos.



A Turquia elegerá pela primeira vez diretamente seu próximo presidente no dia 10 de agosto, eleições nas quais Erdogan buscará continuar liderando o país.

Após 11 anos no cargo, durante os quais seu governo diminuiu a influência dos militares, Erdogan enfrentou a pior crise de seu governo com acusações de que ele e seus aliados participam de esquemas de corrupção, com subornos e contrabando.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação