Mundo

Jihadistas querem tornar mulheres invisíveis na Síria, alerta ONG

"Está proibido que as mulheres mostrem seus olhos", afirma um comunicado do EI distribuído na rica província oriental de Deir Ezzor

Agência France-Presse
postado em 31/07/2014 11:23
Beirute - Os jihadistas sunitas do Estado Islâmico (EI) impuseram em uma província da Síria sob seu controle um novo código de vestimenta para as mulheres que as torna quase invisíveis, advertiu nesta quinta-feira (31/7) a organização Observatório Sírio de Direitos Humanos.

[SAIBAMAIS]"Está proibido que as mulheres mostrem seus olhos", afirma um comunicado do EI distribuído na rica província oriental de Deir Ezzor. Além disso, as mulheres não podem vestir abayas (túnicas que cobrem a roupa até os pés) que mostrem vestidos coloridos por baixo.

"Os abayas não devem ter nenhuma pérola, lantejoula ou nenhum outro objeto de ornamentação", afirma o EI, e a mulheres "não devem caminhar de salto alto".



"Quem violar estas proibições será punida", advertem os jihadistas, sem informar a natureza do castigo. O EI anunciou no mês passado a proclamação de um califado entre Síria e Iraque.

Nos bairros da cidade de Deir Ezzor, os jihadistas também proibiram o narguilé, o tabaco e os cigarros, afirma o Observatório.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação